O que é o Microsoft Power BI e qual a importância dele para sua empresa?

Antes da revolução tecnológica as empresas investiam em pesquisas de mercado para conhecer seu público alvo e analisar a performance de vendas. Acabou que os dados se tornaram uma peça importante na engrenagem que faz as pequenas, médias e grandes empresas funcionarem.

Diante da dificuldade em processar e assimilar a grande quantidade de dados gerados todos os dias, destaca-se a importância de ferramentas de BI.

O termo Business Intelligence (BI), refere-se ao processo apoiado em tecnologias da informação de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados , transformando dados em informação útil sob a forma de relatórios e dashboards com diversos tipos de visualizações interativas que podem ser partilhados com diversos consumidores interessados nessa informação.

Um exemplo conhecido que ilustra bem este benefício é o do retalhista Wal-Mart. A empresa combinou os dados de vendas das suas lojas com os dados dos cartões de fidelização dos clientes e descobriu que os jovens pais que compravam fraldas às quintas e sextas-feiras compravam, com grande probabilidade, também cerveja. Esta informação ajudou a empresa a aumentar as suas vendas colocando os dois produtos próximos um do outro nas prateleiras e aumentando o preço de ambos nestes dias.

Com a grande abundância de dados produzidos pelos consumidores nas lojas, nas redes sociais e um pouco por todo o lado, as empresas estão a utilizar cada vez mais o BI não só para promover novos produtos como também para os criar de raiz de acordo com as tendências e preferências dos seus clientes.

Várias outras decisões críticas de gestão têm muito a beneficiar com o BI. Por exemplo, o recrutamento de colaborares, a reação a ações da concorrência e a melhoria de processos de fabricação e distribuição com redução de custos requerem informação fiável fornecida por sistemas de business intelligence.
Vejamos que tipo de análises se podem fazer com o BI:

  • Análise descritiva: quando descrevemos o que aconteceu de forma retrospetiva. Por exemplo, vendas por cliente, desvios de resultados em relação ao orçamento, etc.
  • Análise preditiva: olhando para o futuro, procurando encontrar padrões através de algoritmos e de inteligência artificial em dados históricos. As tarefas mais comuns de análise preditiva incluem o customer profiling, previsões e basket analysis. Este tipo de análise permite responder a questões do tipo: se este cliente comprou o produto A, que outro produto poderá comprar a seguir? Que clientes terão mais probabilidade em deixar de ser nossos clientes? Em que altura?
  • Análise prescritiva: vai um pouco mais longe, fazendo recomendações sobre o que fazer a seguir e que consequências se poderão esperar de cada decisão.

O QUE É O POWER BI?

O Power BI é uma tecnologia da Microsoft que permite conceber processos de business intelligence e que funciona na nuvem, num computador de mesa e em dispositivos móveis como tablets ou smartphones.

O Power BI serve diversos tipos de utilizadores:

  • Um analista ou gestor pode ter interesse em analisar rapidamente e de forma padronizada um conjunto de informação relevante para o seu trabalho. Pode, por exemplo, consultar as vendas da empresa, com volumes, preços e margens por país, produto, cliente, etc. Neste cenário, ele não terá de intervir na recolha nem na criação do modelo de dados. Toda a informação será pré-concebida sob as mais diversas formas (gráficos, tabelas, mapas, etc.) para que este profissional possa executar o seu trabalho da forma mais eficiente possível;
  • Equipas de trabalho que acedem à mesma informação. Por exemplo, a equipa comercial pode aceder aos mesmos relatórios online;
  • Profissionais da área de Tecnologias de Informação (TI): o Power BI permite recolher dados diretamente dos sistemas da empresa, como do Enterprise Resource Planning (ERP) ou do Customer Relationship Management (CRM), não sendo necessário migrar os dados para outras plataformas.

QUAIS SÃO AS 3 COMPONENTES DO POWER BI?

Power BI Service

É uma aplicação web, que funciona num browser e é acedida a partir de uma conta Power BI. Esta aplicação guarda os dados, relatórios e dashboards de um utilizador ou organização na nuvem, não sendo necessária qualquer infraestrutura física.

Power BI Desktop

É uma aplicação desktop que permite aos seus utilizadores recolher e criar modelos de dados, relatórios e dashboards. Interage com o Excel e os outros serviços do Power BI: Power BI Service e Power BI Mobile.

O Power BI Desktop importa dados a partir de diversas fontes:

  • Ficheiros: Excel, CSV, XML, Texto, JSON, diretórios com diversos ficheiros
  • Bases de dados: MS Access, SQL Server, Oracle, IBM, MySQL, SAP, entre outras
  • Azure
  • Serviços web: SharePoint, Google Analytics, Facebook, Salesforce, Dynamics CRM
  • De páginas web que contenham tabelas.

Além de importar os dados, o Power BI desktop permite relacionar campos de diversas tabelas e construir modelos de dados. É possível escolher e transformar os dados de modo a facilitar a sua análise.

Os modelos de dados e relatórios do Power BI desktop são gravados em ficheiros com a extensão pbix.

Power BI Mobile

São aplicações mobile para IOS, Android e Windows que permitem aos seus utilizadores aceder aos dados, relatórios e dashboards produzidos no Power BI em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets.

Com o Power BI Mobile, os utilizadores podem não só visualizar como também anotar (através de setas, desenhos, comentários) e partilhar relatórios e dashboards através de e-mail ou redes sociais. Também é possível definir notificações para quando determinados dados atingem objetivos ou ultrapassam uma determinada meta.

Referências: Portal da Indústria, Uplexis, Oficina da Net, Portal Gestão.

LEIA MAIS

-Power BI- Muito além de Business Inteligence

-A importância das certificações na área de TI



Leave a Reply

Leave a Reply

Required fields are marked*