Estou na Cloud! Estou seguro?

O movimento de migração para a Cloud está no top tendências de pesquisas, porém pouco percebem que as mesmas práticas da T.I. tradicional são aplicáveis para a nuvem, esta que possui uma grande gama de serviços, estes que devem ser customizados para aumentar a segurança, como por exemplo, do que serviria utilizar o Office 365 sem uma política de senhas forte o suficiente para mitigar acessos indevidos? E como evitar que os usuários dos sistemas da sua companhia façam anotações de senhas em post-it que ficam colados no seu monitor?

O uso da cloud e sua migração deve ser estudada e analisada com sabedoria, a escolha de um fornecedor que não atenda a segurança mínima da companhia e posteriormente causando dores de cabeça para adequação, entenda profundamente o fornecedor escolhido e os controles e tecnologias disponíveis para aplicar em seu ambiente.

 

Ah, não podemos esquecer, a cloud contém as mesmas fragilidades e mesmas tecnologias do data center tradicional, as técnicas de invasões utilizadas pela hacker são as mesmas que a T.I. tradicional…

 

Confira ao lado o especialista em Cloud Computing, Christiano Maia falando um pouco sobre Cloud e os 3 tipos existentes:

 

 



Leave a Reply

Leave a Reply

Required fields are marked*