A recente promulgação no Brasil da Lei Geral de Proteção a Dados – LGPD – deixa claro que as organizações precisam levar muito a sério a
segurança e a privacidade da informação, em todos os seus aspectos e desdobramentos, inclusive com um horizonte legal já definido. A partir de 01 de janeiro de 2019, as novas regras e, principalmente, a possibilidade de multas, já estão valendo. E no início de 2020 toda ela entra em vigor.
OBJETIVOS
Apresentar as diversas fases necessárias para adequação de uma organização aos requisitos do LGPD/GDPR, esclarecendo o envolvimento
multidisciplinar das diferentes áreas de negócios e como deve ser conduzido um processo de conformidade à estas Leis.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais das Áreas de Compliance/Conformidade; Área de Riscos; Jurídico; Tecnologia de Informação e qualquer outra envolvida direta ou indiretamente nos processos de adequação à LGPD ou GDPR.
CONTEÚDO
O Conteúdo deste curso descreve as atividades necessárias para atendimento aos requisitos das Leis, apresentando exemplos práticos e esclarecimento de dúvidas de cada aluno, para perfeito entendimento das macro-atividades abaixo:
- Manutenção de Estrutura de Governança: definição de responsáveis, funções e objetivos.
- Manutenção do Inventário de Dados Pessoais e Mecanismos de Transferência de Dados: controle de dados e gestão do tráfego de informações.
- Gerenciamento da Política Interna da Privacidade de Dados: elaboração, avaliação e ajuste de políticas que envolvem a privacidade de dados na organização.
- Inclusão da Privacidade de Dados nas Operações: Inclusão de privacidade nos processos que utilizam dados pessoais.
- Gerenciamento de um Programa de Conscientização e Treinamento; Processo continuo de capacitação de recursos internos em privacidade.
- Gerenciamento de Riscos da Segurança de Informações: Avaliação de Riscos de Privacidade no cenário de Segurança de Informação.
- Gerenciamento de Riscos de Terceiros: Avaliação de riscos de privacidade em prestadores de serviço, parceiros, clientes e outros.
- Gerenciamento de Alertas: Implementação de notificações em pontos de coleta de informações sujeitos aos requisitos das Leis.
- Resposta a Solicitações e Reclamações de Terceiros: Procedimentos de tratamento de pedidos dos proprietários de dados, informações e partes interessadas autorizadas.
- Monitoramento de Novas Práticas Operacionais: Processo de implementação de gestão da privacidade em novos processos e procedimentos que envolvem a coleta de dados pessoais.
- Programa de Gerenciamento na Perda de Dados: Como a organização reage em situações de vazamento de informações.
- Práticas de Manuseio de Dados: Procedimentos de controle no trânsito e manuseio de bancos de dados.
- Acompanhamento de Critérios Externos: Processo de monitoração de requisitos de órgãos reguladores.
- Suporte e continuidade da estrutura de privacidade: garantir que a adequação da organização às Leis seja um processo contínuo.
- Observação: cada um destes itens possui um conjunto de atividades que serão apresentadas; o objetivo do curso não é aprofundar as características das implementações, pois cada uma delas requer outras formações específicas.
7 horas
A recente promulgação no Brasil da Lei Geral de Proteção a Dados – LGPD – deixa claro que as organizações precisam levar muito a sério a
segurança e a privacidade da informação, em todos os seus aspectos e desdobramentos, inclusive com um horizonte legal já definido. A partir de 01 de janeiro de 2019, as novas regras e, principalmente, a possibilidade de multas, já estão valendo. E no início de 2020 toda ela entra em vigor.
OBJETIVOS
Apresentar as diversas fases necessárias para adequação de uma organização aos requisitos do LGPD/GDPR, esclarecendo o envolvimento
multidisciplinar das diferentes áreas de negócios e como deve ser conduzido um processo de conformidade à estas Leis.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais das Áreas de Compliance/Conformidade; Área de Riscos; Jurídico; Tecnologia de Informação e qualquer outra envolvida direta ou indiretamente nos processos de adequação à LGPD ou GDPR.
CONTEÚDO
O Conteúdo deste curso descreve as atividades necessárias para atendimento aos requisitos das Leis, apresentando exemplos práticos e esclarecimento de dúvidas de cada aluno, para perfeito entendimento das macro-atividades abaixo:
- Manutenção de Estrutura de Governança: definição de responsáveis, funções e objetivos.
- Manutenção do Inventário de Dados Pessoais e Mecanismos de Transferência de Dados: controle de dados e gestão do tráfego de informações.
- Gerenciamento da Política Interna da Privacidade de Dados: elaboração, avaliação e ajuste de políticas que envolvem a privacidade de dados na organização.
- Inclusão da Privacidade de Dados nas Operações: Inclusão de privacidade nos processos que utilizam dados pessoais.
- Gerenciamento de um Programa de Conscientização e Treinamento; Processo continuo de capacitação de recursos internos em privacidade.
- Gerenciamento de Riscos da Segurança de Informações: Avaliação de Riscos de Privacidade no cenário de Segurança de Informação.
- Gerenciamento de Riscos de Terceiros: Avaliação de riscos de privacidade em prestadores de serviço, parceiros, clientes e outros.
- Gerenciamento de Alertas: Implementação de notificações em pontos de coleta de informações sujeitos aos requisitos das Leis.
- Resposta a Solicitações e Reclamações de Terceiros: Procedimentos de tratamento de pedidos dos proprietários de dados, informações e partes interessadas autorizadas.
- Monitoramento de Novas Práticas Operacionais: Processo de implementação de gestão da privacidade em novos processos e procedimentos que envolvem a coleta de dados pessoais.
- Programa de Gerenciamento na Perda de Dados: Como a organização reage em situações de vazamento de informações.
- Práticas de Manuseio de Dados: Procedimentos de controle no trânsito e manuseio de bancos de dados.
- Acompanhamento de Critérios Externos: Processo de monitoração de requisitos de órgãos reguladores.
- Suporte e continuidade da estrutura de privacidade: garantir que a adequação da organização às Leis seja um processo contínuo.
- Observação: cada um destes itens possui um conjunto de atividades que serão apresentadas; o objetivo do curso não é aprofundar as características das implementações, pois cada uma delas requer outras formações específicas.
7 horas
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