NSI 301 – Prezi Avançado

16 horas para você complementar o que aprendeu no curso básico de Prezi e se tornar um especialista nesta poderosa ferramenta de apresentação.

Carga horária: 16 horas

Objetivos: ensinar o uso avançado da ferramenta Prezi.com; ensinar como organizar melhor as ideias e apresentar informações com muito mais clareza, objetividade, precisão e simplicidade, aproveitando ao máximo os recursos dessa ferramenta; ensinar como produzir com mais qualidade e rapidez apresentações altamente dinâmicas e impactantes.

Pré-requisitos: ter uma conta ativa no site prezi.com; conhecer o básico sobre edição de apresentações com Prezi.

Conteúdo Programático:

  1. Introdução
    A exigência das apresentações nos ambientes profissionais e acadêmicos; a importância estratégica das apresentações para comunicar, vender, inspirar e motivar; o problema da maioria das apresentações que vemos por aí: o que fazer; o que não fazer; o que torna uma apresentação ruim e deficiente; como superar isso.
  2. Planejando o conteúdo (roteiro da apresentação)
    Definindo o elementar: “o que falar?”; “a quem falar?”; “por quê?”; “para quê?”. Escolhendo a melhor abordagem: “como falar?”. As quatro etapas de uma apresentação (da concepção à sua realização): 1) Pré-Produção — briefing; pesquisa; montagem do roteiro. 2) Produção — edição de textos e imagens; diagramação.
  3. Pós-Produção — tarefas de ajustes e finalização; cronometria; testes de funcionamento. 4) Execução — abertura; desenvolvimento; conclusão (a fala do apresentador à sua audiência).
  4. Planejando o visual
    Noções de composição visual: adequação e equilíbrio na distribuição dos elementos. Básico de design: alinhamento; proximidade; repetição; contraste; cores; tipografia. Pensamento visual: analisando, criando e comunicando melhor com o uso de coisas visuais.
  5. Uso aprimorado do Prezi
    Ideias e informações mais bem ordenadas e associadas com o uso equilibrado de zooms, giros e panorâmicas; variadas técnicas para criar melhores formas de transição entre telas; orientações para enfatizar mudança de tópico ou permanência no mesmo assunto; uso de efeitos para ocultar e revelar objetos presentes na tela; assegurar suavidade, fluidez e sutileza aos movimentos; criar deslocamentos bruscos de objetos; inserir objetos reduzidos em objetos maiores; criar deslizamentos especiais para visualização de elementos muito extensos na vertical; efeito paralaxe com imagem de fundo 3D; efeitos possíveis com o uso de até 3 imagens de fundo 3D simultaneamente; customização avançada de temas e tipografia; dicas e macetes para solução e prevenção de eventuais dificuldades.
  6. Imagens e recursos
    Onde achar fotos, imagens, ícones e áudios; como adequar essas mídias para usar na apresentação; como escolher aquilo que melhor possa traduzir visualmente as ideias e conceitos propostos.
  7. A hora da verdade: apresentando o trabalho
    Noções básicas de como se comportar na hora de fazer a apresentação para sua audiência; estratégia do discurso: introdução do enunciado (exórdio), apresentação dos fatos (narração), comprovação do que foi apresentado (provas), conclusão e chamada da audiência para uma ação específica (peroração); postura pessoal: o que fazer e o que não fazer.