NSI 700 – Desenvolvimento Android

Aprenda a programar para dispositivos móveis Android e torne-se um programador completo criando aplicativos incríveis.

Carga horária: 40 horas
Pre-requisito: Conhecimento em Linguagem de Programação JAVA

Sobre o curso: O sistema operacional Android fornece uma plataforma para a criação de aplicativos que podem ser disponibilizados para milhões de dispositivos no mundo.

Conteúdo Programático:

  1. Projeto
    • Definição do Projeto Prático
    • Definição do Escopo
    • Definição das Funcionalidades
    • Ferramentas que auxiliam na criação de um protótipo
  2. Introdução
    • Google Android e Open Handset Alliance (OHA)
    • Sistema Linux no Google Android
    • Maquina Virtual Dalvik
    • Google Android Market vs Google Play
  3. Configurando o Ambiente de Desenvolvimento
    • IDEs: Eclipse, NetBeans, IntelliJ IDEA, Android Studio, ADT Bundle
    • Android Debug Bridge (ADB)
    • ADB + comandos no prompt windows
  4. Emuladores
    • Emuladores e Simuladores Virtuais de Android
    • AVD: Android Virtual Device (Emulador)
    • Emulador do Google Android Nativo
    • Emulador do Google Android via VirtualBox
    • AndroVM
    • Instalacao e Configuracao do AndroVM
    • Android x86
    • Instalacao e Configuracao do Android x86
    • Genymotion
    • Instalacao e Configuracao do Geny
    • BlueStacks
    • Instalacao e Configuracao do BlueStacks
  5. Nosso Primeiro Build & Run
    • Compilando e executando um aplicativo exemplo no emulador
  6. ADB
    • Android ADB
    • Conectando o Android ADB á um emulador externo
    • Listando VMs Android via ADB
    • Comandos de acesso ao terminar shell do emulador android:
    • adb devices
    • adb kill-server
    • adb start-server
    • adb -s nomedoemulador shell
    • Comandos para navegação entre pastas no shell do emulador
  7. Padrões de Projeto
    • Singleton
    • MVC
    • MVVM
  8. Arquitetura
    • Arquitetura do Android
    • Ciclo de Vida de uma Activity
    • Padrao de Projeto MVC no Android (Teoria e Prática)
    • Compilando e executando o primeiro aplicativo
    • Compreensão dos arquivos gerador no projeto
    • Diferenças entre as versões do Android. O que ? Por que ?
    • Como desenvolver um aplicativo para versões mais antigas do Android?
  9. Layouts
    • Introdução aos Layouts do Android via XML
    • LinearLayout
    • Componentes da Classe View do Android
    • Criação de um formulario de Login para Android
    • Introdução á manipulação dos componentes de um formulário
    • Introdução a Gerenciadores de Layout no Android
    • Posicionamento dos Elementos
    • Utilização da Interface Gráfica para Criação de Layouts
  10. Activity
    • Construção de Activities (Telas) + Layouts
    • Navegação entre telas utilizando a classe Intent
    • Exercícios
    • Exercícios com a Classe Activity
    • Exercícios com os layouts em XML
  11. Tela de Login
    • Construindo o layout da tela de login
    • Capturando dados da tela de login
  12. Tela de Cadastro e Edição
    • Construindo o Formulário de Cadastro
    • Construindo o Formulário de Edição
  13. ListActivity, TabActvitiy, etc
    • Entendendo os diversos tipos de activities
  14. Extendendo e Customizando Elementos Visuais
    • LinearLayout
    • ListView
    • Spinner
    • Buttons
    • EditText
    • ScrollView
    • AbsoluteLayout
    • FrameLayout
  15. Tela de Listagem dos Dados Cadastrados
    • Criação do layout de listagem
    • Visualização do layout com dados fictícios
  16. Banco de Dados
    • Introdução ao Banco de Dados SQLITE
    • Criando um database SQLITE via shell no emulator android
    • Acessando o banco de dados SQLITE
    • Manipulando tabelas no SQLITE
    • Inserindo registros no SQLITE
    • Como criar um layout para menu do aplicativo
    • Criação de um menu de acesso no projeto
    • Debug de Aplicativos usando Eclipse + Dispositivo Android
    • Dica para utilização de menu em diversas versões do Android
    • Criação de um banco de dados SQLITE via Android
    • Transactions: Commit e Rollback
    • Tratamento de Integridade Referencial
  17. Configurando o aplicativo para Banco de Dados
    • SQLiteHelper
    • Criando o script SQL do banco de dados
    • Executando SQL via String
    • Prós
    • Contras
    • Executando SQL via XML
    • Prós
    • Contras
  18. Persistência dos Dados com SQLite
    • Entendendo a maneira como o Android persiste os dados
  19. Funcionamento tela de Login
    • Aplicando a regra de Negócio para tela de Login
  20. Funcionamento tela de Cadastro
    • Aplicando a regra de Negócio para tela de Cadastro
  21. Funcionamento tela de Edição
    • Aplicando a regra de Negócio para tela de Edição
  22. Listando os registros do Banco de Dados
    • Buscando e listando os registro do SQLite
  23. Processamento em Segundo Plano
    • Service
    • BroadCastReceiver
    • AsyncTask
  24. Multimídia
    • Executando um arquivo de áudio
    • Agora Em background
    • Executando um arquivo de Vídeo
  25. Gestos
    • Gestures
    • Exemplo de Gestures
  26. Context Menu
    • Exempo de Context Menu
  27. Notification
    • Criando um alerta
    • Agendando execuções consecutivas de tarefas
  28. Bibliotecas
    • Android Lib Project29- Webservices
    • Consumindo um serviço Webservice SOAP e REST
  29. Android Bootstrap
    • O que é?
    • Porque usar?
    • Criando um projeto usando Android Boostrap
  30. Segurança no Android
    • Falhas comuns
    • Criptografia de Dados
    • Comunicação Segura entre cliente e Servidor
  31. Integrações com outros Aplicativos
    • O poder da Intent
    • Envio de SMS
    • Acesso á Camera
    • Gerenciamento de Contatos/Agenda