MS 20480 – Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3

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Este treinamento capacita os alunos a obterem habilidades básicas de programação HTML5 / CSS3 / JavaScript. 

Este treinamento é um ponto de entrada nos caminhos de Web application e dos aplicativos da Windows Store. 

O treinamento se concentra no uso de HTML5 / CSS3 / JavaScript para implementar a lógica de programação, definir e usar variáveis, executar loops e ramificações, desenvolver interfaces de usuário, capturar e validar entradas de usuários, armazenar dados e criar aplicativos bem estruturados.

Este treinamento usa o Visual Studio 2017, executado no Windows 10. 

PÚBLICO ALVO

Desenvolvedores profissionais com 6 a 12 meses de experiência em programação e interessados em desenvolver aplicativos usando HTML5 com JavaScript e CSS3 (aplicativos da Windows Store para Windows 10 ou aplicativos da Web).

AO CONCLUIR ESTE TREINAMENTO, VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

Explicar como usar o Visual Studio 2017 para criar e executar um aplicativo da Web.

Descrever os novos recursos do HTML5 e criar e estilizar páginas HTML5.

Adicionar interatividade a uma página HTML5 usando JavaScript.

Criar formulários HTML5 usando diferentes tipos de entrada e validar a entrada do usuário usando atributos HTML5 e código JavaScript.

Enviar e receber dados de e para uma origem de dados remota usando objetos XMLHTTPRequest e API de busca.

Estilo HTML5 páginas usando CSS3.

Criar um código JavaScript bem estruturado e de fácil manutenção.

Escrever um código JavaScript moderno e use o babel para torná-lo compatível com todos os navegadores.

Usar APIs HTML5 comuns em aplicativos da Web interativos.

Criar aplicativos da Web que suportem operações offline.

Criar páginas da Web em HTML5 que podem se adaptar a diferentes dispositivos e fatores de forma.

Adicionar gráficos avançados a uma página HTML5 usando elementos do Canvas e usando gráficos vetoriais escalonáveis.

Melhorar a experiência do usuário adicionando animações a uma página HTML5.

Usar Web Sockets para enviar e receber dados entre um aplicativo da Web e um servidor.

Melhorar a capacidade de resposta de um aplicativo da Web que executa operações de longa duração usando processos do Web Worker.

Usar o WebPack para empacotar aplicativos da Web para produção.

A maioria dos aplicativos da Web modernos é baseada em páginas HTML que descrevem o conteúdo que os usuários lêem e interagem, folhas de estilo para tornar esse conteúdo visualmente agradável e código JavaScript para fornecer um nível de interatividade entre usuário e página, e página e servidor. O navegador da Web usa a marcação HTML e as folhas de estilo para renderizar esse conteúdo e executa o código JavaScript para implementar o comportamento do aplicativo. Este módulo analisa as noções básicas de HTML e CSS e apresenta as ferramentas que este curso usa para criar páginas HTML e folhas de estilo.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Explicar como usar elementos e atributos HTML para criar uma página da web.
  • Explicar como usar CSS para aplicar estilo básico a uma página da web.
  • Descrever as ferramentas que o Microsoft Visual Studio fornece para criar aplicativos da Web.

As tecnologias que formam a base de todos os aplicativos da Web – HTML, CSS e JavaScript – estão disponíveis há muitos anos, mas o propósito e a sofisticação dos aplicativos da Web mudaram significativamente. O HTML5 é a primeira grande revisão do HTML em 10 anos e fornece um meio altamente adequado de apresentar conteúdo para aplicativos tradicionais da Web, aplicativos executados em dispositivos móveis portáteis e também na plataforma Windows 10. Este módulo apresenta o HTML5, descreve seus novos recursos, demonstra como apresentar conteúdo usando os novos recursos do HTML5 e como estilizar esse conteúdo usando CSS.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descreva o objetivo e os novos recursos do HTML5 e explique como usar os novos elementos HTML5 para criar uma página da web.
  • Explicar como usar CSS para estilizar o layout, o texto e o plano de fundo de uma página da web.

HTML e CSS fornecem as informações estruturais, semânticas e de apresentação para uma página da web. No entanto, essas tecnologias não descrevem como o usuário interage com uma página usando um navegador. Para implementar essa funcionalidade, todos os navegadores modernos incluem um mecanismo JavaScript para suportar o uso de scripts em uma página. Eles também implementam o Document Object Model (DOM), um padrão W3C que define como um navegador deve refletir uma página na memória para permitir que mecanismos de script acessem e alterem o conteúdo dessa página. Este módulo apresenta programação JavaScript e DOM.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descreva a sintaxe básica do JavaScript.
  • Escreva o código JavaScript que usa o DOM para alterar e recuperar informações de uma página da web.

Os aplicativos da Web frequentemente precisam reunir a entrada do usuário para executar suas tarefas. Uma página da Web precisa ser clara e concisa sobre a entrada esperada de um usuário para minimizar mal-entendidos frustrantes sobre as informações que o usuário deve fornecer. Além disso, todas as entradas devem ser validadas para garantir que estejam de acordo com os requisitos da aplicação. Neste módulo, você aprenderá como definir formulários de entrada usando os novos tipos de entrada disponíveis em HTML5. Você também verá como validar dados usando atributos HTML5. Por fim, você aprenderá a executar a validação de entrada estendida usando o código JavaScript e como fornecer feedback aos usuários quando a entrada deles não for válida ou não corresponder às expectativas do aplicativo.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Crie formulários de entrada usando HTML5.
  • Use atributos de formulário HTML5 para validar dados.
  • Escreva o código JavaScript para executar tarefas de validação que não podem ser facilmente implementadas usando atributos HTML5.

Muitos aplicativos da Web exigem o uso de dados mantidos por um site remoto. Em alguns casos, você pode acessar esses dados simplesmente fazendo o download de uma URL especificada, mas em outros casos, os dados são encapsulados pelo site remoto e disponibilizados por meio de um serviço da web. Neste módulo, você aprenderá como acessar um serviço da Web usando o código JavaScript e incorporar dados remotos em seus aplicativos da Web. Você verá duas tecnologias para isso: o objeto XMLHttpRequest, que atua como um wrapper programático em torno de solicitações HTTP para sites remotos, e API Fetch, que simplifica muitas das tarefas envolvidas no envio de solicitações e no recebimento de dados. Como a API de busca e o objeto XMLHttpRequest são APIs assíncronas, você aprenderá primeiro sobre como lidar com tarefas assíncronas com o objeto Promise.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Manipule tarefas JavaScript assíncronas usando as novas tecnologias de programação assíncrona.
  • Envie dados para um serviço da Web e receba dados de um serviço da Web usando um objeto XMLHttpRequest.
  • Envie dados para um serviço da web e receba dados de um serviço da web usando a API de busca.

Estilizar o conteúdo exibido por uma página da Web é um aspecto importante para tornar um aplicativo atraente e fácil de usar. O CSS é o mecanismo principal que os aplicativos da Web usam para implementar o estilo, e os recursos adicionados ao CSS3 suportam muitos dos novos recursos encontrados nos navegadores modernos. Onde CSS1 e CSS2.1 eram documentos únicos, o World Wide Web Consortium escolheu escrever CSS3 como um conjunto de módulos, cada um focando em um único aspecto de apresentação, como cor, texto, modelo de caixa e animações. Isso permite que as especificações se desenvolvam de forma incremental, junto com suas implementações. Cada especificação define propriedades e valores que já existem em CSS1 e CSS2 e também novas propriedades e valores. Neste módulo, você examinará as propriedades e os valores definidos em vários desses módulos, os novos seletores definidos em CSS3.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Use os novos recursos do CSS3 para estilizar elementos de texto.
  • Use os novos recursos do CSS3 para estilizar elementos de bloco.
  • Use seletores CSS3, pseudo-classes e pseudo-elementos para refinar o estilo dos elementos.
  • Aprimore páginas usando efeitos gráficos CSS3.

A reutilização e a facilidade de manutenção são os principais objetivos da criação de aplicativos bem estruturados.Se você conseguir atingir esses objetivos, reduzirá os custos associados à criação e manutenção de seu código.Este módulo descreve como escrever código JavaScript bem estruturado usando recursos de idioma, como namespaces, objetos, encapsulamento e herança.Esses conceitos podem parecer familiares se você tiver experiência em uma linguagem como Java ou C #, mas a abordagem JavaScript é bem diferente e há muitas sutilezas que você deve entender se quiser escrever um código de manutenção.

Após este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Escreva um código JavaScript bem estruturado.
  • Use o código JavaScript para criar objetos personalizados.
  • Implemente técnicas orientadas a objetos usando idiomas JavaScript.

Uma das características mais duradouras da web é sua natureza temporária. Pela primeira vez, o monopólio do teclado e do mouse está sendo desafiado, e isso significa questionar como as interfaces com o usuário são projetadas. Você pode desenvolver um aplicativo da Web em um computador com um monitor grande de alta resolução, um mouse e um teclado, mas outros usuários podem ver e interagir com seu aplicativo em um smartphone ou tablet sem mouse ou ter um monitor com uma resolução diferente. Os usuários também podem querer imprimir páginas do seu aplicativo. Neste módulo, você aprenderá como criar um site que adapte o layout e a funcionalidade de suas páginas aos recursos e ao formato do dispositivo em que está sendo visualizado. Você verá como detectar o tipo de dispositivo que está sendo usado para visualizar uma página.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descreva os requisitos em um site para responder a diferentes fatores de forma.
  • Crie páginas da Web que podem adaptar seu layout para corresponder ao fator de forma do dispositivo no qual elas são exibidas.

Os gráficos interativos de alta resolução são uma parte essencial da maioria dos aplicativos modernos. Os gráficos podem ajudar a melhorar a experiência do usuário, fornecendo um aspecto visual ao conteúdo, tornando o site mais atrativo e fácil de usar. A interatividade permite que os elementos gráficos em um site se adaptem e respondam a entradas do usuário ou alterações no ambiente, e é outro elemento importante para reter a atenção do usuário e seu interesse no conteúdo. Este módulo descreve como criar gráficos avançados em HTML5 usando Scalable Vector Graphics (SVG) e o Microsoft Canvas API. Você aprenderá a usar elementos relacionados ao SVG, como, e para exibir conteúdo gráfico em uma página da web. Você também aprenderá a permitir que o usuário interaja com elementos SVG por meio do uso de eventos.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Use o SVG para criar conteúdo gráfico interativo.
  • Use a API do Canvas para gerar conteúdo gráfico programaticamente.

As animações são um elemento-chave para manter o interesse de um usuário em um site. Implementadas com cuidado, as animações melhoram a usabilidade de uma página da Web e fornecem um feedback visual útil sobre as ações do usuário. Este módulo descreve como aprimorar páginas da Web usando animações CSS. Você aprenderá como aplicar transições a valores de propriedade. Transições permitem que você especifique o tempo das mudanças de propriedade. Por exemplo, você pode especificar que um elemento deve alterar sua largura e altura em um período de cinco segundos quando o ponteiro do mouse passar sobre ele. Em seguida, você aprenderá como aplicar transformações 2D e 3D aos elementos. As transformações permitem dimensionar, converter, girar e inclinar elementos. Você também pode aplicar transições a transformações, para que a transformação seja aplicada gradualmente ao longo de um período de animação especificado. No final deste módulo, você aprenderá como aplicar animações de quadros-chave aos elementos. As animações de quadro-chave permitem que você defina um conjunto de valores de propriedade em momentos específicos durante uma animação. Por exemplo, você pode especificar a cor e a posição de um elemento em 0 por cento, 33 por cento, 66 por cento e 100 por cento do período de animação.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Aplique transições para animar valores de propriedade para elementos HTML.
  • Aplique transformações 2D e 3D aos elementos HTML.
  • Aplique animações de quadro-chave a elementos HTML.

As páginas da Web solicitam dados sob demanda de um servidor da Web enviando solicitações HTTP. Este modelo é ideal para criar aplicativos interativos, onde a funcionalidade é orientada pelas ações de um usuário. No entanto, em um aplicativo que precisa exibir informações em constante mudança, esse mecanismo é menos adequado. Por exemplo, uma página de estoques financeiros não tem valor se mostrar preços com alguns minutos, e você não pode esperar que um usuário atualize constantemente a página exibida no navegador. É aqui que os sockets da Web são úteis. A API do Web Sockets fornece um mecanismo para implementar a comunicação bidirecional em tempo real entre o servidor da Web e o navegador. Este módulo introduz sockets da Web, descreve como funcionam e explica como criar uma conexão de soquete da Web que pode ser usada para transmitir dados em tempo real entre uma página da Web e um servidor da Web.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descrever como o uso de sockets da Web ajuda a habilitar a comunicação em tempo real entre uma página da Web e um servidor da Web.
  • Use a API do Web Sockets para conectar-se a um servidor da Web a partir de uma página da Web e trocar mensagens entre a página da Web e o servidor da Web.

O código JavaScript é uma ferramenta poderosa para implementar funcionalidade em uma página da Web, mas é necessário lembrar que esse código é executado quando uma página da Web é carregada ou em resposta a ações do usuário enquanto a página da Web é sendo exibido. O código é executado pelo navegador e, se o código executar operações que demoram um tempo significativo para serem concluídas, o navegador pode deixar de responder e prejudicar a experiência do usuário. O HTML5 apresenta web workers, que permitem descarregar o processamento para separar threads em segundo plano e, assim, permitir que o navegador permaneça responsivo. Este módulo descreve como os web workers operam e como você pode usá-los em seus aplicativos da web.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Explique como os web workers podem ser usados para implementar o multithreading e melhorar a capacidade de resposta de um aplicativo da web.
  • Execute o processamento usando um trabalhador da Web, comunique-se com um trabalhador da Web e controle um trabalhador da Web.

O uso de modelos permite que você crie aplicativos grandes e complexos. O progresso da linguagem na versão do ECMAScript6 permite que o aplicativo de construção simplifique o processo de construção do aplicativo. No entanto, o uso de módulos ECMAScript6 e outros recursos ainda não é suportado em todos os navegadores. Ferramentas como Node.js, Webpack e Babel permitem o uso de novos recursos de idioma, além de suporte a diferentes navegadores, para evitar prejudicar a experiência do usuário. Neste módulo, apresentaremos a teoria por trás dessas ferramentas, quando precisarmos usá-las e as diferentes opções de uso. No final do módulo, veremos como usar essas ferramentas para escrever o código ECMAScript6 suportado em todos os navegadores.

 

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Este curso fornece uma introdução ao HTML5, CSS3 e JavaScript. Este curso ajuda os alunos a obter habilidades básicas de programação HTML5 / CSS3 / JavaScript. Este curso é um ponto de entrada nos caminhos de treinamento do aplicativo Web e dos aplicativos da Windows Store. O curso se concentra no uso de HTML5 / CSS3 / JavaScript para implementar a lógica de programação, definir e usar variáveis, executar loops e ramificações, desenvolver interfaces de usuário, capturar e validar entradas de usuários, armazenar dados e criar aplicativos bem estruturados. curso são selecionados para apoiar e demonstrar a estrutura de vários cenários de aplicação. Eles pretendem se concentrar nos princípios e componentes de código / estruturas que são usados para estabelecer um aplicativo de software HTML5. Este curso usa o Visual Studio 2017, executado no Windows 10.

Perfil do público

Este curso destina-se a desenvolvedores profissionais com 6 a 12 meses de experiência em programação e interessados em desenvolver aplicativos usando HTML5 com JavaScript e CSS3 (aplicativos da Windows Store para Windows 10 ou aplicativos da Web).

Na conclusão do curso

Depois de concluir este curso, os alunos serão capazes de:

  • Explicar como usar o Visual Studio 2017 para criar e executar um aplicativo da Web.
  • Descrever os novos recursos do HTML5 e criar e estilizar páginas HTML5.
  • Adicione interatividade a uma página HTML5 usando JavaScript.
  • Crie formulários HTML5 usando diferentes tipos de entrada e valide a entrada do usuário usando atributos HTML5 e código JavaScript.
  • Envie e receba dados de e para uma origem de dados remota usando objetos XMLHTTPRequest e API de busca.
  • Estilo HTML5 páginas usando CSS3.
  • Crie um código JavaScript bem estruturado e de fácil manutenção.
  • Escreva um código JavaScript moderno e use o babel para torná-lo compatível com todos os navegadores.
  • Use APIs HTML5 comuns em aplicativos da Web interativos.
  • Crie aplicativos da Web que suportem operações offline.
  • Crie páginas da Web em HTML5 que podem se adaptar a diferentes dispositivos e fatores de forma.
  • Adicione gráficos avançados a uma página HTML5 usando elementos do Canvas e usando gráficos vetoriais escalonáveis.
  • Melhore a experiência do usuário adicionando animações a uma página HTML5.
  • Use Web Sockets para enviar e receber dados entre um aplicativo da Web e um servidor.
  • Melhore a capacidade de resposta de um aplicativo da Web que executa operações de longa duração usando processos do Web Worker.
  • Use o WebPack para empacotar aplicativos da Web para produção.

40 horas

1 – 3 meses de experiência na criação de aplicativos da Web, incluindo a criação de código JavaScript simples 
Experiência de 1 mês na criação de aplicativos cliente do Windows 
1 mês de experiência usando o Visual Studio 2017

Módulo 1: Visão geral de HTML e CSS

A maioria dos aplicativos da Web modernos é baseada em páginas HTML que descrevem o conteúdo que os usuários lêem e interagem, folhas de estilo para tornar esse conteúdo visualmente agradável e código JavaScript para fornecer um nível de interatividade entre usuário e página, e página e servidor. O navegador da Web usa a marcação HTML e as folhas de estilo para renderizar esse conteúdo e executa o código JavaScript para implementar o comportamento do aplicativo. Este módulo analisa as noções básicas de HTML e CSS e apresenta as ferramentas que este curso usa para criar páginas HTML e folhas de estilo.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Explicar como usar elementos e atributos HTML para criar uma página da web.
  • Explicar como usar CSS para aplicar estilo básico a uma página da web.
  • Descrever as ferramentas que o Microsoft Visual Studio fornece para criar aplicativos da Web.

Módulo 2: Criando e estilizando páginas HTML

As tecnologias que formam a base de todos os aplicativos da Web – HTML, CSS e JavaScript – estão disponíveis há muitos anos, mas o propósito e a sofisticação dos aplicativos da Web mudaram significativamente. O HTML5 é a primeira grande revisão do HTML em 10 anos e fornece um meio altamente adequado de apresentar conteúdo para aplicativos tradicionais da Web, aplicativos executados em dispositivos móveis portáteis e também na plataforma Windows 10. Este módulo apresenta o HTML5, descreve seus novos recursos, demonstra como apresentar conteúdo usando os novos recursos do HTML5 e como estilizar esse conteúdo usando CSS.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descreva o objetivo e os novos recursos do HTML5 e explique como usar os novos elementos HTML5 para criar uma página da web.
  • Explicar como usar CSS para estilizar o layout, o texto e o plano de fundo de uma página da web.

Módulo 3: Introdução ao JavaScript

HTML e CSS fornecem as informações estruturais, semânticas e de apresentação para uma página da web. No entanto, essas tecnologias não descrevem como o usuário interage com uma página usando um navegador. Para implementar essa funcionalidade, todos os navegadores modernos incluem um mecanismo JavaScript para suportar o uso de scripts em uma página. Eles também implementam o Document Object Model (DOM), um padrão W3C que define como um navegador deve refletir uma página na memória para permitir que mecanismos de script acessem e alterem o conteúdo dessa página. Este módulo apresenta programação JavaScript e DOM.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descreva a sintaxe básica do JavaScript.
  • Escreva o código JavaScript que usa o DOM para alterar e recuperar informações de uma página da web.

Módulo 4: Criando Formulários para Coletar e Validar a Entrada do Usuário 

Os aplicativos da Web frequentemente precisam reunir a entrada do usuário para executar suas tarefas. Uma página da Web precisa ser clara e concisa sobre a entrada esperada de um usuário para minimizar mal-entendidos frustrantes sobre as informações que o usuário deve fornecer. Além disso, todas as entradas devem ser validadas para garantir que estejam de acordo com os requisitos da aplicação. Neste módulo, você aprenderá como definir formulários de entrada usando os novos tipos de entrada disponíveis em HTML5. Você também verá como validar dados usando atributos HTML5. Por fim, você aprenderá a executar a validação de entrada estendida usando o código JavaScript e como fornecer feedback aos usuários quando a entrada deles não for válida ou não corresponder às expectativas do aplicativo.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Crie formulários de entrada usando HTML5.
  • Use atributos de formulário HTML5 para validar dados.
  • Escreva o código JavaScript para executar tarefas de validação que não podem ser facilmente implementadas usando atributos HTML5.

Módulo 5: comunicando-se com um servidor remoto

Muitos aplicativos da Web exigem o uso de dados mantidos por um site remoto. Em alguns casos, você pode acessar esses dados simplesmente fazendo o download de uma URL especificada, mas em outros casos, os dados são encapsulados pelo site remoto e disponibilizados por meio de um serviço da web. Neste módulo, você aprenderá como acessar um serviço da Web usando o código JavaScript e incorporar dados remotos em seus aplicativos da Web. Você verá duas tecnologias para isso: o objeto XMLHttpRequest, que atua como um wrapper programático em torno de solicitações HTTP para sites remotos, e API Fetch, que simplifica muitas das tarefas envolvidas no envio de solicitações e no recebimento de dados. Como a API de busca e o objeto XMLHttpRequest são APIs assíncronas, você aprenderá primeiro sobre como lidar com tarefas assíncronas com o objeto Promise.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Manipule tarefas JavaScript assíncronas usando as novas tecnologias de programação assíncrona.
  • Envie dados para um serviço da Web e receba dados de um serviço da Web usando um objeto XMLHttpRequest.
  • Envie dados para um serviço da web e receba dados de um serviço da web usando a API de busca.

Módulo 6: estilizando HTML5 usando o CSS3

Estilizar o conteúdo exibido por uma página da Web é um aspecto importante para tornar um aplicativo atraente e fácil de usar. O CSS é o mecanismo principal que os aplicativos da Web usam para implementar o estilo, e os recursos adicionados ao CSS3 suportam muitos dos novos recursos encontrados nos navegadores modernos. Onde CSS1 e CSS2.1 eram documentos únicos, o World Wide Web Consortium escolheu escrever CSS3 como um conjunto de módulos, cada um focando em um único aspecto de apresentação, como cor, texto, modelo de caixa e animações. Isso permite que as especificações se desenvolvam de forma incremental, junto com suas implementações. Cada especificação define propriedades e valores que já existem em CSS1 e CSS2 e também novas propriedades e valores. Neste módulo, você examinará as propriedades e os valores definidos em vários desses módulos, os novos seletores definidos em CSS3.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Use os novos recursos do CSS3 para estilizar elementos de texto.
  • Use os novos recursos do CSS3 para estilizar elementos de bloco.
  • Use seletores CSS3, pseudo-classes e pseudo-elementos para refinar o estilo dos elementos.
  • Aprimore páginas usando efeitos gráficos CSS3.

Módulo 7: Criando objetos e métodos usando o  código JavaScript

A reutilização e a facilidade de manutenção são os principais objetivos da criação de aplicativos bem estruturados.Se você conseguir atingir esses objetivos, reduzirá os custos associados à criação e manutenção de seu código.Este módulo descreve como escrever código JavaScript bem estruturado usando recursos de idioma, como namespaces, objetos, encapsulamento e herança.Esses conceitos podem parecer familiares se você tiver experiência em uma linguagem como Java ou C #, mas a abordagem JavaScript é bem diferente e há muitas sutilezas que você deve entender se quiser escrever um código de manutenção.

Após este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Escreva um código JavaScript bem estruturado.
  • Use o código JavaScript para criar objetos personalizados.
  • Implemente técnicas orientadas a objetos usando idiomas JavaScript.

Módulo 8: Criando páginas interativas usando APIs HTML5

 A interatividade é um aspecto importante dos aplicativos da Web modernos, permitindo que você crie sites atraentes que possam responder rapidamente às ações do usuário e também se adaptar à localização do usuário. Este módulo descreve como criar aplicativos da Web HTML5 interativos que podem acessar o sistema de arquivos local, permitir que o usuário arraste e solte dados em elementos de uma página da Web, reproduza arquivos de multimídia e obtenha informações de geolocalização.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Acesse o sistema de arquivos local e adicione suporte a arrastar e soltar para páginas da web.
  • Reproduza arquivos de vídeo e áudio em uma página da web, sem a necessidade de plugins. 
    Obter informações sobre a localização atual do usuário.
  • Use o F12 Developer Tools no Microsoft Edge para depurar e criar um perfil de um aplicativo da web.

Módulo 9: Adicionando suporte offline a aplicativos da Web 

Os aplicativos da Web dependem de poder se conectar a uma rede para buscar páginas da Web e dados. No entanto, em alguns ambientes, uma conexão de rede pode ser intermitente. Nessas situações, pode ser útil permitir que o aplicativo continue funcionando usando dados armazenados em cache no dispositivo do usuário. O HTML5 fornece uma opção de novas opções de armazenamento do lado do cliente, incluindo armazenamento de sessão e armazenamento local, e um mecanismo de armazenamento em cache de recursos chamado Cache do Aplicativo. Neste módulo, você aprenderá como usar essas tecnologias para criar aplicativos da Web robustos que podem continuar em execução mesmo quando uma conexão de rede não estiver disponível.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Salve os dados localmente no dispositivo do usuário e acesse esses dados a partir de um aplicativo da web.
  • Configure um aplicativo da Web para suportar operações offline usando o Cache do Aplicativo.

Módulo 10: Implementando uma interface de usuário adaptável

Uma das características mais duradouras da web é sua natureza temporária. Pela primeira vez, o monopólio do teclado e do mouse está sendo desafiado, e isso significa questionar como as interfaces com o usuário são projetadas. Você pode desenvolver um aplicativo da Web em um computador com um monitor grande de alta resolução, um mouse e um teclado, mas outros usuários podem ver e interagir com seu aplicativo em um smartphone ou tablet sem mouse ou ter um monitor com uma resolução diferente. Os usuários também podem querer imprimir páginas do seu aplicativo. Neste módulo, você aprenderá como criar um site que adapte o layout e a funcionalidade de suas páginas aos recursos e ao formato do dispositivo em que está sendo visualizado. Você verá como detectar o tipo de dispositivo que está sendo usado para visualizar uma página.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descreva os requisitos em um site para responder a diferentes fatores de forma.
  • Crie páginas da Web que podem adaptar seu layout para corresponder ao fator de forma do dispositivo no qual elas são exibidas.

Módulo 11: Criando gráficos avançados 

Os gráficos interativos de alta resolução são uma parte essencial da maioria dos aplicativos modernos. Os gráficos podem ajudar a melhorar a experiência do usuário, fornecendo um aspecto visual ao conteúdo, tornando o site mais atrativo e fácil de usar. A interatividade permite que os elementos gráficos em um site se adaptem e respondam a entradas do usuário ou alterações no ambiente, e é outro elemento importante para reter a atenção do usuário e seu interesse no conteúdo. Este módulo descreve como criar gráficos avançados em HTML5 usando Scalable Vector Graphics (SVG) e o Microsoft Canvas API. Você aprenderá a usar elementos relacionados ao SVG, como, e para exibir conteúdo gráfico em uma página da web. Você também aprenderá a permitir que o usuário interaja com elementos SVG por meio do uso de eventos.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Use o SVG para criar conteúdo gráfico interativo.
  • Use a API do Canvas para gerar conteúdo gráfico programaticamente.

Módulo 12: Animando a interface do usuário

As animações são um elemento-chave para manter o interesse de um usuário em um site. Implementadas com cuidado, as animações melhoram a usabilidade de uma página da Web e fornecem um feedback visual útil sobre as ações do usuário. Este módulo descreve como aprimorar páginas da Web usando animações CSS. Você aprenderá como aplicar transições a valores de propriedade. Transições permitem que você especifique o tempo das mudanças de propriedade. Por exemplo, você pode especificar que um elemento deve alterar sua largura e altura em um período de cinco segundos quando o ponteiro do mouse passar sobre ele. Em seguida, você aprenderá como aplicar transformações 2D e 3D aos elementos. As transformações permitem dimensionar, converter, girar e inclinar elementos. Você também pode aplicar transições a transformações, para que a transformação seja aplicada gradualmente ao longo de um período de animação especificado. No final deste módulo, você aprenderá como aplicar animações de quadros-chave aos elementos. As animações de quadro-chave permitem que você defina um conjunto de valores de propriedade em momentos específicos durante uma animação. Por exemplo, você pode especificar a cor e a posição de um elemento em 0 por cento, 33 por cento, 66 por cento e 100 por cento do período de animação.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Aplique transições para animar valores de propriedade para elementos HTML.
  • Aplique transformações 2D e 3D aos elementos HTML.
  • Aplique animações de quadro-chave a elementos HTML.

Módulo 13: Implementando a comunicação em tempo real usando sockets da Web

As páginas da Web solicitam dados sob demanda de um servidor da Web enviando solicitações HTTP. Este modelo é ideal para criar aplicativos interativos, onde a funcionalidade é orientada pelas ações de um usuário. No entanto, em um aplicativo que precisa exibir informações em constante mudança, esse mecanismo é menos adequado. Por exemplo, uma página de estoques financeiros não tem valor se mostrar preços com alguns minutos, e você não pode esperar que um usuário atualize constantemente a página exibida no navegador. É aqui que os sockets da Web são úteis. A API do Web Sockets fornece um mecanismo para implementar a comunicação bidirecional em tempo real entre o servidor da Web e o navegador. Este módulo introduz sockets da Web, descreve como funcionam e explica como criar uma conexão de soquete da Web que pode ser usada para transmitir dados em tempo real entre uma página da Web e um servidor da Web.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Descrever como o uso de sockets da Web ajuda a habilitar a comunicação em tempo real entre uma página da Web e um servidor da Web.
  • Use a API do Web Sockets para conectar-se a um servidor da Web a partir de uma página da Web e trocar mensagens entre a página da Web e o servidor da Web.

Módulo 14: Executando o processamento em segundo plano usando Web Workers 

código JavaScript é uma ferramenta poderosa para implementar funcionalidade em uma página da Web, mas é necessário lembrar que esse código é executado quando uma página da Web é carregada ou em resposta a ações do usuário enquanto a página da Web é sendo exibido. O código é executado pelo navegador e, se o código executar operações que demoram um tempo significativo para serem concluídas, o navegador pode deixar de responder e prejudicar a experiência do usuário. O HTML5 apresenta web workers, que permitem descarregar o processamento para separar threads em segundo plano e, assim, permitir que o navegador permaneça responsivo. Este módulo descreve como os web workers operam e como você pode usá-los em seus aplicativos da web.

Depois de concluir este módulo, os alunos serão capazes de:

  • Explique como os web workers podem ser usados para implementar o multithreading e melhorar a capacidade de resposta de um aplicativo da web.
  • Execute o processamento usando um trabalhador da Web, comunique-se com um trabalhador da Web e controle um trabalhador da Web.

Módulo 15: Empacotando JavaScript para implantação de produção

 O uso de modelos permite que você crie aplicativos grandes e complexos. O progresso da linguagem na versão do ECMAScript6 permite que o aplicativo de construção simplifique o processo de construção do aplicativo. No entanto, o uso de módulos ECMAScript6 e outros recursos ainda não é suportado em todos os navegadores. Ferramentas como Node.js, Webpack e Babel permitem o uso de novos recursos de idioma, além de suporte a diferentes navegadores, para evitar prejudicar a experiência do usuário. Neste módulo, apresentaremos a teoria por trás dessas ferramentas, quando precisarmos usá-las e as diferentes opções de uso. No final do módulo, veremos como usar essas ferramentas para escrever o código ECMAScript6 suportado em todos os navegadores.

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BENEFÍCIOS NSI TRAINING

Todos os alunos do programa de certificação têm direito a um free replay por curso frequentado. Ou seja, ao final do curso, o mesmo poderá participar de outra turma do mesmo curso, na mesma versão. 

 Você poderá refazer o treinamento até ser aprovado, quantas vezes forem necessárias. Caso não haja aprovação, compareça a NSI com o resultado e solicite seu benefício com nossos consultores de carreiras, podendo escolher a hora do treinamento.

(somente para empresas)

Caso algum funcionário se desligue da empresa contratante (por iniciativa própria ou da empresa), a mesma poderá enviar outro em seu lugar, para fazer a formação completa, desde que este traga os materiais originais fornecidos ao funcionário anterior. Válido por seis (06) meses após o término da formação na categoria escolhida.

A NSI Training fica localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, a 200m do metrô da Cinelândia, trazendo o máximo de comodidade para você.

Com a maior infraestrutura da cidade, a empresa oferece até 10 salas de treinamento e mais um auditório de 60 lugares. Além disso, há um centro de provas Vue para que você encontre tudo o que precisa para completar a sua certificação.

ESTAMOS AQUI:

Rua Araújo Porto Alegre, 71 4o andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - 20030-015