Certificação ITIL: Por que certificar a minha equipe?

O acrônimo ITIL significa Information Techonology Infrastructure Library e nada mais é do que um framework de boas práticas no gerenciamento de serviços de TI. Esta certificação é uma das mais comuns na indústria de tecnologia ao redor do mundo.

De maneira simples, o ITIL tem como objetivo disponibilizar para os profissionais de TI um grupo de boas práticas que visam maximizar a eficiência da tecnologia, reduzindo custos e riscos, e trazendo ao usuário final uma experiência consistente no decorrer do tempo.

Mas por que as empresas deveriam ter profissionais com certificação ITIL? Abaixo estão listados os três principais motivos:

1. Atende as mais diversas demandas das empresas  

As empresas enfrentam diferentes tipos de desafios relacionados à área de TI, dependendo do estágio de maturidade que se encontram ou da estratégia de negócio que adotam. Por exemplo, companhias mais maduras e com muitos anos de mercado, normalmente têm o desafio de buscar eficiência, fazendo mais com menos.

No entanto, empresas em fase de crescimento ou expansão tem como desafio fazer com que a tecnologia suporte o core business de maneira a não ser um problema e sim uma solução, ajudando a alavancar os negócios, seja na expansão de novos negócios ou produtos, novos mercados ou crescimento orgânico.

Desta forma, ter o framework ITIL implementado, com equipe uma equipe capacitada e certificada, garante que as decisões em tecnologia atendam aos requisitos de negócios, utilizando como base as boas práticas descritas no ITIL e, desta forma, focando nas disciplinas que são as mais necessárias para momento específico.

É um investimento que trará resultados que perdurarão, pois podem ser constantemente utilizados, independente da necessidade específica de um dado momento.

2. Redução de custo de treinamento e curva de aprendizagem

Dado que a companhia adote a estratégia de utilização da metodologia ITIL com uma equipe capacitada e certificada, a inclusão ou substituição de membros da equipe de TI acaba sendo menos traumática para o RH e para o departamento de tecnologia em si.

Para a contratação de novos funcionários, o requisito de ter a certificação em ITIL deixa claro o que é esperado do candidato em termos técnicos, além de garantir que o mesmo está devidamente capacitado no framework, visto que ao ser aprovado no exame de certificação, o mesmo é atestado pelo órgão certificador oficial que possui os requisitos necessários para entender a metodologia.

Além disto, a quantidade de profissionais capacitados e certificados neste framework é grande, dando ao RH uma ampla diversidade no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores.

O processo de treinamento e certificação dos funcionários já contratados permite um conhecimento homogêneo e uma visão integrada de diversos aspectos de TI em relação ao negócio, e vice-versa. Adicionalmente, há uma melhora na motivação dos funcionários, pois eles acreditam que a empresa está de fato preocupada com o seu desenvolvimento profissional.

3. Se você não o faz, o seu concorrente faz!

Atualmente a implementação do framework ITIL tem se mostrado como alternativa para as empresas se diferenciarem da concorrência. Por ter mais de 25 anos e auxiliar na resolução de problemas e implementação de estratégias com resultados que podem ser medidos, a implementação das boas práticas da metodologia já passa a ser uma demanda do próprio mercado.

Com a adoção do framework e os bons resultados gerados, seja no mercado B2B ou B2C, o cliente final é o que sai ganhando, ganhos estes que passam a ser convertidos em melhora nas margens de lucro, redução de problemas e incidentes de TI, aumento de margem e market share.

Os CIOs (Chief Information Officer) e outras posições estratégicas já perceberam os benefícios da implementação desta metodologia, portanto, caso a sua empresa ainda não tenha investido nesta formação, provavelmente seu competidor direto já o fez ou está planejando fazê-lo.

Texto extraído do blog BandTec